og-image
Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabia que os formulários das suas landing pages podem estar espantando seus leads?

Formulários são uma peça fundamental de uma landing page. É através deles que coletamos os dados de nossos visitantes em troca de uma oferta ou isca digital, transformando assim nossos visitantes em leads.

Meu objetivo com esse artigo, é te dar dicas simples e eficientes de como melhorar a conversão de seus formulários a partir de agora!

No post anterior, já falamos sobre como podemos melhorar nossas landing pages. Mas não adiantaria de nada fazer aquela landing page caprichada, se nosso visitante chega lá e corre da nossa página quando vê o formulário né?

Então, bora botar pra converter? 😀

#1 – Formulários do tamanho certo

Você já deve ter ficado em dúvida sobre quais dados deveria pedir em um formulário. E realmente não existe uma resposta certa pra isso, varia de negócio para negócio.

Porém, uma coisa é certa: Peça apenas as informações que você REALMENTE precisa!

É sério, não exagere nos campos. Pare pra pensar um pouco em suas experiências passadas. Aposto que você já chegou em algum formulário e desistiu quando viu a quantidade de campos.

Quanto menos campos você tem em um formulário, maiores são as chances de você receber conversões. Grave isso na memória.

Isso acontece porque a cada novo campo que você adiciona ao formulário, é um trabalho a mais para o seu visitante, assim ele provavelmente vai acabar desistindo. O que vai ocasionar menos conversões.

Porém por outro lado, teoricamente quanto mais informações você pede, maior vai ser a qualidade desses leads para você, porque você vai saber mais sobre eles, e assim poderá bolar uma estratégia mais elaborada.

Por isso, é sempre bom analisar bem quais dados são realmente relevantes, e não pedir nada que não seja essencial para a sua estratégia.

formulários-poucos-campos

Agora me diga, qual dos dois formulários acima você preencheria? Nós dois sabemos a resposta (pode parecer exagero, mas já vi um formulário desse tamanho pra baixar um e-book).

#2 – Mensagem clara no botão

Uma das melhores formas de aumentar a conversão de um formulário é simplesmente NÃO USAR aquela palavra padrão que vemos em formulários por aí, “Enviar”.

Se você parar pra pensar, ninguém quer “enviar” nada. Ao invés disso, transforme essa mensagem em uma forma de mostrar o benefício que a pessoa vai ter ao enviar seus dados pelo formulário.

Por exemplo, se esse seu formulário tem como objetivo entregar um e-book sobre emagrecimento, o botão de envio deve dizer “Eu quero emagrecer agora”, ou “Quero meu e-book!”, e por ai vai.

Um exemplo é o formulário de captação de leads que você vai ver no final desse artigo.

formulários-mensagem-do-botao

Outra dica muito útil que já foi tratada nesse outro artigo, é criar um botão grande, colorido e usando uma fonte forte. Faça ele realmente se parecer clicável.

#3 – Crie autoridade com uma prova social

Hoje em dia as pessoas têm uma certa resistência a fornecer seus dados a alguém, principalmente pelo grande número de fraudes que vem acontecendo na internet.

Porém, existem alguns elementos que você pode adicionar ao seu formulário ou landing page que vão ajudar seus visitantes a confiarem em você e informarem seus dados:

  • Adicione uma mensagem de privacidade (ou um link para sua política de privacidade) que indique que o e-mail de seu lead não será compartilhado nem vendido.
  • Se seu formulário precisa de informações confidenciais, como CPF, etc… considere colocar algum certificado de segurança em sua página, para que seus visitantes saibam que estão em uma página confiável.
  • Adicionar depoimentos ou logos de clientes é outra grande forma de indicar prova social. Por exemplo, se você está tentando vender algo, será muito útil colocar um depoimento de algum cliente que já usa seu produto/serviço.

formulários-depoimentos

Seus visitantes vão sentir mais segurança no que você está prometendo, e consequentemente suas conversões irão melhorar 🙂

#4 – Faça o formulário parecer menor

Como já mencionei antes, algumas vezes as pessoas não vão preencher um formulário só porque ele é um pouco grande.

Mas, se no seu caso você precisa de alguns campos a mais, tem uma sacada que pode fazer seu formulário parecer um pouco menor, apenas ajustando o estilo.

Você pode reduzir o espaço entre os campos, ou colocar a descrição do campo dentro deles mesmos ao invés de colocar acima.

formulários-menor

Se o formulário ocupa menos espaço na página, automaticamente vai parecer que você está pedindo menos informações.

Apenas essa mudança no design do formulário já fez ele parecer menor do que realmente é, e deve te ajudar a converter alguns leads a mais.

Concluindo

A geração de leads pode turbinar seu negócio online, e otimizar seus formulários para que convertam mais já é um ótimo começo.

Mas isso é apenas o início. Nesse artigo tentei passar algumas dicas básicas que vão te ajudar de verdade, mas são só a ponta do iceberg.

Existem muitas outras técnicas e boas práticas para melhorar ainda mais a sua conversão, e meu objetivo é continuar repassando elas a você.

Então, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos e se inscreva para receber as novidades em primeira mão! 🙂

Um abraço!