Sabe-qual-a-melhor-plataforma-para-um-blog-de-sucesso
Tempo de leitura: 5 minutos

Wix, Blogger ou WordPress? Qual será que é a melhor plataforma?

Criar um blog é uma ótima maneira de iniciar um negócio digital, ou de ter um hobby para se conectar com pessoas.

Uma tarefa difícil pra quem está começando (foi difícil pra mim também), é a escolha da plataforma que você vai utilizar.

Afinal, ter um blog não é apenas sentar e escrever.

Para se ter um blog de sucesso existem MUITAS outras variáveis envolvidas. Neste artigo vou focar junto com você na primeira delas: a plataforma!

Se você já deu uma pesquisada rápida no Google, deve ter ouvido falar de WordPress, Blogger, Medium, Tumblr, Wix, Joomla, Drupal, Weebly…

São tantas opções no mercado atualmente ficar com dúvidas nessa hora é bem comum, e meu objetivo com esse artigo é te ajudar a fazer a melhor escolha.

A opinião que vou dar aqui não é baseada em achismos, já trabalho a 3 anos com desenvolvimento web e utilizei todas as ferramentas que analisei abaixo.

É melhor já começar do jeito certo, não acha? Então vamos ao que interessa!

Entendendo o problema

Quem pensa em crescer e ter um blog de sucesso, não pode deixar que a plataforma escolhida acabe sendo um problema no futuro.

Em muitos outros casos, eu diria que a melhor escolha é relativa, que depende de cada negócio. Porém quando o assunto é plataforma para blogs, fui fisgado por uma em especial… mas vou contar só daqui a pouco qual é! :p

Decidi falar apenas das 3 mais citadas quando alguém me pergunta sobre esse assunto: WordPress, Blogger e Wix.

Wix

plataforma-blog-wix

Wix é uma plataforma de criação de sites baseada na nuvem (jeito bonito de falar que é online), bem simples e grátis para começar. É muito usada por pequenas empresas ou autônomos, que querem um site rápido e de graça.

PORÉM, praticamente todas as funcionalidades necessárias para se ter um site decente são pagas. Tem um construtor de sites simples, que não exige praticamente nenhum conhecimento técnico do usuário.

Obviamente, é uma plataforma bem-sucedida com muitos clientes mundo a fora. Mas eu nunca recomendaria o Wix.

Não acho que seja viável em nenhum caso, nem mesmo para empresas pequenas.

Posso parecer um hater falando dessa forma, mas tem um motivo muito, mas muuito grande para que eu diga isso.

O Google não ranqueia bem sites feitos no Wix. Simplesmente isso (saiba mais sobre esse problema aqui). Não adiantaria de nada ter um site e não ser encontrado, não é?

Então bora pra próxima ferramenta!

Blogger

plataforma-blog-blogger

O Blogger é um serviço gratuito de blogs do Google. Foi muito popular na virada do milênio e até hoje oferece ótimas funcionalidades, apesar do design não ter acompanhado essa evolução.

É bem simples, você precisa apenas de uma conta Gmail para começar. É integrado com a monetização do Adsense, que foi o que atraiu muita gente pra lá alguns anos atrás.

O Blogger permite que se altere o código do site, o que é bem importante em termos de controle sobre o que seu site pode oferecer.

Parece legal né? Mas tem um probleminha. Mesmo sendo onde muitos blogueiros famosos começaram, o design do Blogger parece um pouco ultrapassado hoje em dia.

É uma opção razoável, mas ainda não é a ideal para quem pretende usar ao máximo os conceitos de marketing digital e conversão.

Recentemente muitos usuários deixaram de usar o Blogger, um deles foi Matt Cutts, “head of Google’s Webspam team” (não achei uma forma legível de traduzir esse cargo), que hoje usa WordPress em seu site.

Então, vamos ao vencedor!

WordPress

plataforma-blog-wordpres

Sim, WordPress é o meu escolhido!

WordPress é uma plataforma gratuita para criação de sites e blogs, usada em mais de 60 milhões de sites ao redor do mundo.

Pode ser instalado facilmente na sua conta de hospedagem, e as possibilidades de personalização são imensas!

Existem milhares de plug-ins e temas gratuitos (além de muitos outros pagos, mas que valem a pena) que aumentam as possibilidades da interação do seu site com os usuários – e consequentemente a sua conversão.

Talvez você já soubesse disso e precisasse apenas desse empurrãozinho pra decidir de vez qual plataforma usar.

Confesso que no começo fui um pouco cético, cheguei até a criar minha própria plataforma de gerenciamento de conteúdo (não faça isso, é perca de tempo), mas em pouco tempo o WordPress me conquistou <3.

A grande vantagem do WordPress na minha opinião, é essa possibilidade de expandir, de adicionar novas funcionalidades e poder personalizar tudo. Igual eu fiz com o Blog Machine.

Concluindo

Meu objetivo não é iludir você falando que é simples ter um blog rodando e convertendo perfeitamente, se você não tiver os conhecimentos necessários pra isso.

Mas também não precisa ser nenhum gênio conseguir. O que eu tenho pra dizer é: vá de WordPress e seja feliz!

Se você tiver alguma dúvida, poste aqui nos comentários que vou ficar feliz em te responder.

Caso você queira uma ajuda profissional na criação do seu blog, dá uma olhada na sessão de serviços aqui do Blog Machine 😉

Não se esqueça também de se inscrever na lista VIP pra receber as novidades e de compartilhar esse artigo se achou útil!

Um abraço!

Fontes:

WordPress, Wix, Blogger.