Confira dicas para organizar a bagagem e aproveitar o período sem preocupações
Com a chegada do fim de ano, muitas pessoas aproveitam para tirar férias e viajar. Independente do destino, é necessário se planejar para não esquecer itens essenciais, mas também é importante evitar o excesso de bagagem.
O planejamento correto ajuda a garantir uma viagem mais tranquila e com espaço para as comprinhas inesperadas. Segundo pesquisa do Expedia, realizada com 25 mil pessoas de 19 países, 44% dos viajantes compram produtos locais que não conseguem encontrar onde vivem, como doces do Japão e chocolates de Dubai, e é necessário que tudo caiba na mala.
Por outro lado, esquecer itens indispensáveis pode gerar imprevistos e transformar a viagem dos sonhos em um pesadelo. Por isso, fazer um checklist é fundamental para que nada fique para trás, desde documentos até roupas e acessórios indispensáveis para o seu destino, como um biquíni para o verão ou um casaco para lugares onde o período é marcado pelo frio.
Para aqueles que precisam despachar a mala em deslocamentos aéreos, é importante levar uma bolsa de mão ou mochila com passagens, identidade, endereço de hospedagem anotado e, se necessário, passaporte. Em trajetos internacionais, podem ser exigidos carteira de vacinação e seguro viagem.
Também é interessante ter em mãos um carregador portátil, caso a bateria do celular acabe, um adaptador de tomadas e algum item para se distrair, como um livro físico ou digital, videogame portátil, palavras-cruzadas ou filmes e séries baixados.
Seja qual for o destino, algumas roupas e sapatos não podem ficar de fora da mala, como peças íntimas, meias, chinelos, camisetas, calças e tênis. Em entrevista à imprensa, a consultora de imagem Andressa Gomes destaca que, ao viajar para a praia, muitas vezes as pessoas exageram na quantidade de trajes de banho, como biquínis ou maiô elegante, e esquecem que existem passeios para fazer à noite.
Gomes acrescenta que é preciso pensar em todas as atividades que poderão ser realizadas durante os dias de estadia, lembrando dos planos que foram feitos. “Do que você precisa primeiro? Vestido ou calça? Vai estar frio ou calor? São cinco dias ou dez? Vou lavar a roupa lá ou vou trazer a suja separada? Analise os cenários”, diz a consultora.
Pensando em economizar espaço, levar roupas versáteis, que podem ser usadas em diferentes combinações, também é visto como uma boa estratégia. Além disso, dependendo do destino, pode ser necessário considerar a cultura local. Em alguns países, é importante cobrir os ombros e pernas ao visitar templos ou locais religiosos, então é fundamental ter peças mais longas e fechadas nessas situações.
Também precisam estar no checklist os acessórios, que variam de acordo com o clima local, como chapéus, cachecóis, óculos de sol, luvas e roupas com proteção UV. Itens como cadeados, doleiras e bolsas com compartimentos óculos, que ajudam a aumentar a segurança da viagem ao proteger os pertences contra roubos e furtos, podem completar a lista.
Produtos para pele e cabelo são essenciais
Um produto que não pode ser esquecido nas viagens, principalmente em destinos onde é verão, é o protetor solar. Ele deve ser usado mesmo em dias nublados para bloquear os raios UVA e UVB, que fazem mal para a pele.
Além dele, o dermatologista José Roberto Fraga Filho, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), recomenda levar produtos de skincare para manter a pele saudável durante a viagem, avaliando o tipo de clima, como campo, praia ou montanha.
Para o rosto, o médico orienta levar produtos como sabonete ou gel de limpeza, hidratante facial, água micelar ou tônico para remover impurezas, ácido, demaquilante e produtos que sejam indicados pelo dermatologistas, como vitamina C e ácido hialurônico.
Produtos para o corpo também são necessários, como desodorante – de preferência sem álcool, para não irritar a pele–, hidratante corporal e sabonete. “Use frascos pequenos (travel size) para economizar espaço, e aposte em produtos multifuncionais, por exemplo, um protetor solar com cor que também funciona como base”, destaca José Roberto.
Outro cuidado fundamental, segundo o dermatologista, é com os cabelos. Em muitos países, especialmente os europeus, a água é rica em calcário, o que pode ressecar os fios. Por isso, é importante levar produtos para hidratação profunda, garantindo que os cabelos se mantenham saudáveis durante a viagem.
Na mesma linha de cuidados com o corpo, o repelente não pode ser esquecido, principalmente em destinos tropicais ou de mata, onde as picadas de insetos são mais comuns.
Não esqueça os remédios
Ter uma bolsinha de remédios também ajuda a evitar desconfortos durante a viagem. É preciso incluir desde os medicamentos mais simples, como analgésicos, até os remédios de uso regular que exigem receita, especialmente se o destino for isolado e as farmácias forem distantes.
De acordo com a endocrinologista Lorena Lima, estão entre os remédios fundamentais os antialérgicos, anti-inflamatórios, remédios para dor de cabeça, enjoo, cólica e ainda pomadas para picadas de insetos. Ela também recomenda colírios de lágrimas artificiais e soro fisiológico para lavagem nasal, especialmente para quem viajar de avião, já que o ar condicionado pode ressecar os olhos e as mucosas.
“Os medicamentos devem ser transportados na mala de mão, por vários motivos. A mala despachada pode sofrer várias alterações de temperatura, o que pode deteriorar a medicação”, alerta a endocrinologista em entrevista à imprensa.


