Category - Hormônios e Neurotransmissores

Neurotransmissores e hormônios são moléculas sinalizadoras que desempenham papéis fundamentais na comunicação entre células e na regulação de diversas funções biológicas no corpo. Ambos podem influenciar o funcionamento do sistema nervoso central, mas o fazem de maneiras distintas.

Veja mais

1 – Origem e Local de Ação:

  • Neurotransmissores: São substâncias químicas produzidas e liberadas por neurônios. Eles atuam principalmente no sistema nervoso, onde são responsáveis por transmitir sinais entre os neurônios através das sinapses. Exemplos comuns de neurotransmissores incluem a serotonina, dopamina e acetilcolina.
  • Hormônios: São substâncias químicas produzidas por glândulas endócrinas, como a hipófise e as glândulas adrenais. Eles são liberados na corrente sanguínea e atuam sobre células-alvo em várias partes do corpo, incluindo o sistema nervoso central. Exemplos de hormônios que podem afetar o sistema nervoso central incluem o cortisol e a adrenalina.

2 – Velocidade e Duração da Ação:

  • Neurotransmissores: Tendem a agir muito rapidamente, geralmente em milissegundos a segundos, uma vez que estão envolvidos na transmissão de sinais elétricos entre os neurônios. Sua ação é geralmente de curta duração.
  • Hormônios: Geralmente têm um início de ação mais lento, pois precisam viajar através da corrente sanguínea para alcançar seus alvos. Eles podem ter efeitos duradouros, que vão desde minutos a dias ou até mais.

3 – Mecanismos de Ação:

  • Neurotransmissores: Atuam se ligando a receptores específicos nas membranas de células nervosas, o que pode resultar na excitação ou inibição de um neurônio, dependendo do tipo de neurotransmissor e receptor envolvido.
  • Hormônios: Podem atuar através de uma variedade de mecanismos, incluindo a ligação a receptores de membrana ou a entrada nas células para influenciar a expressão gênica. Os hormônios que afetam o sistema nervoso central podem alterar o humor, o comportamento, e a regulação de várias funções cerebrais.

4 – Funções e Efeitos:

  • Neurotransmissores: São críticos para o funcionamento cotidiano do sistema nervoso, influenciando processos como pensamento, memória, movimento e regulação do humor.
  • Hormônios: Têm uma gama mais ampla de funções, pois atuam em todo o corpo. No sistema nervoso central, os hormônios podem influenciar o desenvolvimento cerebral, o humor, o comportamento e a resposta ao estresse.

Em suma, hormônios e neurotransmissores são ambos cruciais para a regulação do sistema nervoso central, mas diferem em sua origem, mecanismos de ação, velocidade e duração da ação, e nas funções que desempenham.