Energia Renovável

Grupo de Geradores a Diesel: Para que Servem e Como são Utilizados?

Grupo de geradores a diesel para que servem e como são utilizados
Written by Redação

Geradores a diesel são equipamentos utilizados para suprir demandas energéticas em determinadas situações. Nesse sentido, o grupo de geradores são utilizados em stand-by para entrarem em cena quando a energia elétrica tradicional apresentar falhas.

Desta forma, seja para emergências, locais remotos ou como fonte de energia principal, o grupo de gerador a diesel se torna em diferentes situações essenciais para que indústrias e obras permaneçam em operação.

Confira neste artigo o principal uso do grupo gerador a diesel, suas aplicações e vantagens!

Qual a finalidade do grupo gerador a diesel?

O principal propósito de um grupo gerador a diesel é gerar energia elétrica de forma autônoma, sempre que a energia tradicional não seja suficiente. Trata-se, portanto, de um sistema composto por um motor a diesel e um alternador, responsáveis por converter a energia mecânica em eletricidade.

Com esse sistema, é possível que grandes operações permaneçam em funcionamento mesmo em quedas de energia e outras situações imprevisíveis, ou, em alguns casos, o grupo gerador a diesel pode se tornar a única fonte de energia de determinado local.

Quais as principais aplicações deste equipamento?

Separamos uma lista dos lugares mais comuns em que é possível encontrar um grupo gerador. Confira:

  • Residências e edifícios comerciais: são essenciais para garantir o fornecimento contínuo de energia em casos de falha na rede elétrica principal, evitando prejuízo e garantindo o funcionamento de sistemas críticos, como iluminação e equipamentos essenciais.
  • Hospitais e Centros de Saúde: Em instituições de saúde, a energia é vital para manter equipamentos médicos funcionando, como respiradores, monitores cardíacos e sistemas de refrigeração de medicamentos. Os grupos geradores a diesel asseguram que esses locais continuem operando mesmo durante cortes de energia.
  • Indústrias e Fábricas: Setores industriais dependem de energia elétrica para manter a produção em andamento. Os grupos geradores a diesel são usados como fonte de energia auxiliar ou de backup para garantir a continuidade das operações, evitando paralisações e perdas financeiras.
  • Eventos ao Ar Livre e Locais Remotos: Em eventos temporários ao ar livre, como shows, feiras e festivais, ou em locais remotos, como canteiros de obras e áreas rurais, os grupos geradores fornecem a energia necessária para iluminação, equipamentos de som, segurança e outras necessidades temporárias.

Outra aplicação muito comum do grupo de geradores, é na construção civil. Seja para a formação de canteiros de obras ou para reformas, os geradores se tornam essenciais quando a energia da concessionária não foi estabelecida ou não suporta a carga necessária para que os trabalhadores atuem.

Vantagens do grupo de geradores a diesel

Os grupos geradores a diesel oferecem diversas vantagens que os tornam uma escolha popular em várias situações:

Durabilidade: motores a diesel operam de forma eficiente por longos períodos sem apresentar falhas significativas.

Custo – benefício: os grupos geradores a diesel oferecem uma excelente relação entre consumo de combustível e geração de energia, tornando-os uma opção econômica para aplicações de longo prazo.

Facilidade de Manutenção: Em comparação com outros tipos de geradores, os grupos a diesel são relativamente fáceis de manter e requerem menos manutenção regular, o que reduz os custos operacionais a longo prazo.

Flexibilidade: Esses equipamentos podem ser facilmente transportados e instalados em diferentes locais conforme necessário, proporcionando uma solução flexível para demandas variadas.

Conclusão

Os grupos geradores a diesel garantem o fornecimento de energia elétrica confiável em uma ampla gama de situações por sua versatilidade e flexibilidade.

Além disso, contribuem para a continuidade das operações de diversos segmentos em todo o mundo, trazendo eficiência e lucratividade para todos que decidem trabalhar com esse equipamento.