Como Colocar Mensagem Automática no WhatsApp

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A Mensagem Automática no Whatsapp surgiu devido à necessidade de empresas e autônomos conseguirem atender seus clientes mesmo quando não estivessem presentes.

Além disso, a automatização de formulários de atendimento podem lhe ajudar a aumentar as suas vendas em níveis que nem você mesmo imaginaria ser possível. Afinal, no caso do formulário que citaremos no decorrer do conteúdo, é possível atender mais de um cliente ao mesmo tempo, fechando dois ou mais pedidos simultaneamente.

Hoje, falaremos todos os detalhes sobre a Mensagem Automática no Whatsapp, além de lhe ensinarmos como ativá-la. Leia conosco e entenda!

O que é a Mensagem Automática no Whatsapp?

mensagem automatica whatsapp para clientes
Mensagem Automática WhatsApp para Clientes

Mas afinal, o que é a mensagem automática no Whatsapp e como essa ferramenta pode lhe ajudar a aumentar e potencializar suas vendas mensais? Provavelmente você já ouviu falar sobre a mesma.

Ou até mesmo já foi atendido através da mensagem automática no Whatsapp, que está sendo cada vez mais utilizada principalmente por empresas que buscam automatizar seu atendimento e aumentar seu número de vendas.

Isso porque a ferramenta, conforme seu próprio nome sugere, possibilita que você encaminhe e responda seus clientes e contatos de maneira automática.

Como Criar Catálogo no WhatsApp

Essas mensagens podem ser montadas das mais diversas formas possíveis, desde um “Já volto”, até um atendimento todo personalizado que leva seu cliente do “Boa noite” até a “Compra finalizada e a caminho de seu endereço”.

Hoje, vamos lhe ensinar como mandar mensagem automática no Whatsapp, além de lhe especificar de maneira detalhada como ela funciona.

Vale ressaltar que atualmente existem dois tipos de mensagens automáticas, uma pronta e outra através de formulário. Entenda melhor como cada uma funciona:

Mensagem automática

A mensagem automática no Whatsapp Business mais comum é a simples, que busca atender seu cliente de maneira clara, rápida e concisa, sem deixar brechas nem espaço para dúvidas.

É ideal para quem busca atender seu cliente de forma personalizada, e assim não dá espaços para meias palavras. Geralmente funciona como um aviso “Boa tarde, volto logo para lhe atender”, ou algo do tipo.

Assim, a mesma apenas antecede seu atendimento que acontece em tempo real.

É ideal para segurar clientes mais inquietos, que não aceitam não serem respondidos de imediato.

Assim, você pode deixar uma mensagem de aviso ou até mesmo um link para compra caso trabalhe somente com um produto central.

Continue lendo conosco, pois ainda hoje vamos lhe ensinar a usar a mensagem automática Whatsapp business.

Formulário automático

Mas, você também tem a opção do formulário automático, que acaba sendo um pouco mais complexo e específico do que somente as mensagens automatizadas.

Esse é especial para quem quer aumentar suas vendas, atendendo mais de um cliente no mesmo momento.

Mas como isso pode ser possível?

Um exemplo muito bom para ser usado são as pizzarias, isso porque a grande maioria de pizzarias que trabalham de maneira profissional utilizam essa ferramenta.

Trata-se de um formulário digital, onde o cliente faz um autoatendimento através do mesmo.

Logo após mandar boa noite, um cardápio aparece para o mesmo, que dá comandos através de números.

Assim, é possível que o mesmo faça seu próprio pedido sozinho, escolhendo o tamanho da pizza, os sabores, o refri e ainda ficar por dentro das promoções semanais.

Mensagens programadas

Por fim, entrando na categoria de mensagens automáticas no Whatsapp temos as mensagens programadas. Assim como no exemplo da pizzaria, serve para promoções ou outras casualidades.

Dessa forma, você pode decidir que toda terça feira às 19hs, você mandará uma mensagem para toda a sua lista de contatos com uma foto e promoção do dia.

Isso ajuda com que suas vendas aumentem, pois mais de um cliente pode ser atendido de uma só vez. Continue lendo conosco para entender como funciona mensagem automática Whatsapp para clientes.

Quem pode usar Mensagem Automática no Whatsapp?

Mensagem automática no WhatsApp
Quem pode usar Mensagem Automática no Whatsapp

Mas, e quem pode utilizar a mensagem automática no Whatsapp? Quais são as pessoas que possuem disponibilidade dessa funcionalidade do whats corporativo?

Na realidade, qualquer pessoa pode programar as suas mensagens automáticas, independentemente da forma ou com o que essa pessoa em questão trabalhe.

Não é necessário ter CNPJ nem ser registrado como miro empresário, basta abrir uma conta na rede social e programar as mensagens automáticas.

Dessa forma, tanto o grande empresário quanto o micro empreendedor ou até mesmo autônomo podem fazer uso da ferramenta para alavancar suas vendas.

Como deixar mensagem automática no Whatsapp é muito fácil e vamos lhe ensinar o passo a passo de como fazê-la até o final do conteúdo. Continue lendo conosco!

Artigo Relacionado: Como verificar sua conta do WhatsApp Business

Benefícios da Mensagem Automática

Mas, e quais são os benefícios da mensagem automática no Whatsapp? Já citamos alguns, e agora vamos conhecer outras vantagens incríveis.

Dessa forma, você pode colocar na balança e ver se realmente vale a pena automatizar as mensagens para seu negócio. Leia:

Atendimento rápido

Conforme mencionado, o atendimento é mais rápido, visto que seu cliente não fica esperando por uma mensagem. Assim, você garante que os inquietos continuem interessados em seus produtos.

Seja um volto já ou então não atendemos hoje, de qualquer forma a intenção é atender seu cliente final, e não deixá-lo falando sozinho.

Aumento de suas vendas

Consequentemente, haverá um aumento considerável de suas vendas, visto que seus clientes sempre serão atendidos, independentemente da situação ou momento em que lhe encaminhem a mensagem em questão.

No caso do formulário em que usamos pizzarias como exemplos, você pode inclusive atender mais de um cliente por minuto através de como configurar mensagem automática no Whatsapp.

Menos gastos

Já pensou em não ter que pagar um atendente pra ficar responsável somente pelo atendimento nas suas redes sociais? Ao menos através do whats, isso não é mais necessário.

Em seguida lhe ensinaremos como ativar mensagem automática no whatsapp, e assim não será mais necessário pagar mensalmente um atendente pra falar com seus clientes, basta automatizar um formulário de atendimento.

Não é demais? Além de aumentar suas vendas, essas mensagens automatizadas podem lhe ajudar a gastar menos!

Melhor automatização

Dessa forma, você consegue deixar tudo automatizado, sem ter que gastar o seu tempo. Ao casar seu sistema de pedidos com as mensagens automáticas, você apenas lê os pedidos e os coloca em prática.

É o poder da modernidade lhe ajudando a otimizar ainda mais o seu tempo, e como sabemos, tempo é dinheiro.

Como Colocar Mensagem Automática no Whatsapp?

Mas afinal, como programar mensagem automática no Whatsapp? O que é necessário fazer? Abaixo separamos um passo a passo bem simples para você executar esta tarefa. Leia:

Mensagem de ausência

  • Passo 1: abra o WhatsApp Business em seu smartphone e toque no ícone de menu, localizado no canto superior direito da tela;
  • Passo 2: toque em “Configurações” para acessar suas preferências;
  • Passo 3: acesse “Configurações da empresa” para configurar suas respostas automáticas. Depois, toque em “Mensagem de ausência” para configurar a resposta automática que é enviada aos seus clientes quando você não pode falar;
  • Passo 4: ative a opção “Enviar mensagem de ausência” e toque no ícone de lápis ao lado de “Mensagem de ausência” para digitar sua resposta automática;
  • Passo 5: edite o texto disponível da maneira que preferir. Se não quiser, é só tocar em “Ok” para deixá-la gravada. Por fim, é só salvar, no canto superior direito.

Mensagem de saudação

  • Passo 1: novamente, nas “Configurações da empresa” do WhatsApp Business, toque em “Mensagem de saudação”;
  • Passo 2: ative a opção “Enviar mensagem de saudação” e toque no ícone de lápis para editar o texto;
  • Passo 3: digite a mensagem que preferir e, se quiser, adicione emojis. Você também pode deixar o texto como está, caso prefira. Toque em “OK” quando terminar;
  • Passo 4: por fim, é só salvar sua resposta automática.

Configurando respostas rápidas

As respostas rápidas não são automáticas, mas podem tornar o envio de informações costumeiras mais rápidas, como o preço de seus produtos, por exemplo. Isso porque elas são enviadas através de um atalho, que pode ser escolhido por você.

Para enviar uma resposta rápida:

  • Passo 1: acesse as “Configurações da empresa” no WhatsApp Business e toque em “Respostas rápidas”;
  • Passo 2: o WhatsApp Business irá exibir a mensagem padrão, que enviada através de um atalho também padrão. Toque sobre ela para alterar as preferências;
  • Passo 3: altere o texto e o atalho da maneira que preferir. Você também pode configurar palavras-chave para que a mensagem apareça automaticamente, caso queira. Por fim, é só salvar;
  • Passo 4: de volta na tela das respostas rápidas, você pode tocar no ícone “+”, no canto inferior direito da tela, para adicionar quantas respostas quiser.

Como configurar uma mensagem automática no WhatsApp comum?

Já, se você não tem interesse em baixar o WhatsApp Business, mas tem interesse em enviar respostas automáticas para seus contatos, é possível fazer isso com a ajuda do aplicativo AutoResponder for WA. Vale lembrar que o aplicativo não tem nenhuma ligação direta com o WhatsApp.

  • Passo 1: acesse a Google Play Store e faça o download do app;
  • Passo 2: toque em “Configurações de notificação” para conceder o acesso do app ao seu smartphone;
  • Passo 3: na tela inicial do aplicativo, toque no ícone “+”, no canto inferior direito, para começar a configurar suas respostas automáticas;
  • Passo 4: você verá o aviso de que o uso de símbolos como @ (arroba), : (dois pontos) ou ( (parênteses). Toque em “OK” para seguir;
  • Passo 5: ao lado de “Mensagem recebida”, toque em “Todos”;
  • Passo 6: toque em “OK”;
  • Passo 7: em “Mensagem recebida”, defina o texto enviado por seus contatos que irá ativar a resposta automática;
  • Passo 8: em “Responder mensagem”, digite a resposta automática que você quer enviar para seus contatos. Para salvar tudo, é só tocar no ícone de check, no canto inferior direito da tela;
  • Passo 9: a seguinte tela irá aparecer.

Definindo quem receberá a mensagem

O AutoResponder for WA também permite selecionar quais de seus contatos irão receber a resposta automática.

Para isso, basta tocar sobre a mensagem salva e rolar a tela até ver a opção “Contatos específicos”. Depois, é só inserir os nomes dos contatos que podem recebê-la.

Já, em “Contatos ignorados”, você pode inserir os nomes de contatos que não devem receber a resposta automática.

Você também pode definir horários específicos para o envio do texto. Para isso, porém, é necessário assinar a versão Premium, que custa R$49,99.

Aproveite a ferramenta para otimizar seu tempo, negócio, vendas e consequentemente faturar mais ao final do mês. As mensagens automáticas vieram para ficar, aproveite-as!