Construção Civil

Reforma em empresas: o que não pode faltar?

reforma em empresas
Written by Redação

Quando falamos em reforma em empresas, certamente a eficiência e agilidade são coisas que não podem faltar, afinal, quanto mais tempo levar para concluir, maior será o tempo com as operações paradas.

Por isso, é importante realizar alguns requisitos antes de começar a reforma, como um bom planejamento, definição de materiais que serão utilizados, facilidade de instalação, pouca sujeira e outros detalhes.

Ao encontrar as opções que oferecem essas vantagens, é possível ter uma reforma eficaz, ágil e, claro, com um bom resultado.

A seguir, vamos responder a essa pergunta que será muito importante para que todos os detalhes sejam cumpridos: o que não pode faltar para uma reforma em empresas? Confira nosso blog!

Planejamento adequado para a reforma

Para começarmos bem, é fundamental realizar um planejamento adequado para a reforma. Nesta etapa, você precisará definir claramente quais são os objetivos e as necessidades da sua empresa.

Com essas definições tendo sido feitas, com metas bem traçadas, é possível dar início às demais etapas.

Neste processo, você poderá definir metas como aumento da eficiência energética, modernização nas instalações, dentre outras.

Definição de objetivos e necessidades

Neste momento, você precisará de definições muito bem feitas para não haver divergências no resultado final.

Por exemplo, digamos que o objetivo é criar um espaço de trabalho mais funcional e salas de reuniões mais criativas e silenciosas. Isso irá sanar as necessidades da sua empresa, que neste caso poderia ser a baixa produtividade por falta de ambientes adequados e muitos ruídos.

Orçamento detalhado

Outro ponto importante é realizar um orçamento bem detalhado para garantir que o seu projeto esteja dentro do estimado pela empresa.

Neste caso, incluímos não apenas os custos relacionados aos materiais utilizados, assim como mão de obra, mas também qualquer despesa adicional que possa ser necessária – como taxas, licenças, etc.

Cronograma de execução

É importante manter um cronograma de execução que seja realista e fácil de compreender, sendo fundamental para que a reforma se mantenha no prazo que foi pré-definido.

Dessa forma, os responsáveis poderão acompanhar o progresso e realizar os ajustes necessários para que atrasos sejam evitados e as interrupções sejam mínimas nas operações da empresa.

Escolha do revestimento ideal para garagem

Outro passo importante na reforma em empresas é a escolha do revestimento para garagem, sendo que é essencial realizar escolhas pensadas no tipo de ambiente.

O ideal é que seja um revestimento de boa durabilidade e que seja fácil para realizar manutenções.

A opção mais indicada, e que é bastante popular, é o PVC para garagem.

Iluminação eficiente e adequada

A iluminação também é um ponto de atenção, sendo crucial que ela seja adequada para um ambiente empresarial e garanta eficiência energética.

Certamente, a iluminação é uma das grandes influências quando pensamos na produtividade no ambiente de trabalho.

Uma luz muito forte pode acabar gerando irritação e dores de cabeça, enquanto luzes muito “fracas” podem acabar criando um clima de relaxamento nada ideal.

Para garantir conforto, produtividade e segurança aos colaboradores, o ideal é investir em sistemas de iluminação que tenham a luminosidade ideal e que sejam eficientes.

Ambientes ergonômicos e funcionais

Em um ambiente de trabalho, ter espaços pensados na funcionalidade e ergonomia também é fundamental para boa produtividade e bem-estar.

Além de aumentar o conforto dos colaboradores, ajuda a reduzir lesões relacionadas ao trabalho. Com esses cuidados, é comum vermos um aumento considerável na produtividade.

Considerar essas questões ao realizar uma reforma é indispensável e será vantajoso para ambos.

Acessibilidade para pessoas com deficiência

A acessibilidade também é um ponto de grande importância e que deve estar presente em todos ambientes empresariais.

Para isso, o ideal é contar com rampas de acesso, banheiros acessíveis e elevadores no prédio. Todos são exigidos pelas regulamentações de acessibilidade.

Tecnologia e inovação

Falando agora de tecnologia e inovação, dois temas bastante comentados e de grande relevância para o mercado global atual, ambas podem ser fundamentais para garantir maior eficiência operacional e uma melhora na experiência do cliente.

Automação para controle de iluminação e temperatura

Neste tópico, o investimento pode ser direcionado para sistemas de automação voltados para benefícios no ambiente.

Por exemplo, há sistemas que ajudam a controlar a temperatura e a iluminação do espaço.

Existem sensores de movimento que ajudam a reduzir os custos com energia, sendo uma das maneiras de usufruir da tecnologia a favor da empresa.

Segurança em primeiro lugar

Entrando no último tópico deste conteúdo, mas como um dos mais importantes em um ambiente corporativo, temos a segurança.

Com isso, ressaltamos a importância da sinalização adequada, equipamentos de combate a incêndio e acessos controlados.

Sinalização adequada

A sinalização no ambiente deve ser de boa visibilidade e clara, evitando qualquer mal entendido que possa acarretar em problemas severos.

Neste caso, sinalizações de saída, instruções de segurança, mapas de evacuação, etc, devem estar sempre presentes em áreas estratégicas.

Equipamentos de combate a incêndio

Os equipamentos de combate a incêndio também são fundamentais e podem evitar danos graves a pessoas e bens.

A instalação deve ser feita por profissionais especializados, afinal, um erro neste momento pode acarretar no mau funcionamento quando necessário.

Detectores de fumaça, sprinklers (chuveiros eletrônicos) e extintores são os mais indicados.

Acessos controlados

Em determinados setores, é indicado haver acessos controlados para evitar que invasões ou outros acontecimentos se tornem um risco para todos no ambiente.

Para isso, são indicados cartões de acesso, fechaduras eletrônicas, reconhecimento facial, segurança na portaria, dentre outros métodos de segurança comuns em empresas.